top of page
  • Foto do escritorCampanha Nacional pelo Direito à Educação

"Achei que ia tirar de letra, mas não foi assim", Ana Caroline, 16 anos

por Ana Caroline da Costa Marques,  16 anos, segundo ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Firmino Acauan

Ana Caroline aparece sorrindo para a câmera, com a mão direita se apoiando ao rosto. Ela tem a pele branca, cabelos pretos e lisos. Veste blusa preta.

Olá, meu nome é Ana Caroline, estou sem aulas presenciais desde o dia 19/03. No início não achei que seria tão desafiador assim as aulas EaD (estudo à distância), achei que iria tirar de letra tudo, mas não foi bem assim…Logo quando os professores começaram a mandar as matérias, me senti desafiada a fazer tudo durante o mesmo tempo que faço nas aulas presenciais, pois realmente achei que daria conta.


Fui tentando me adaptar a isso e essa ideia de fazer tudo no mesmo tempo e nos horários de costume, pois não queria me desfazer da minha rotina. As primeiras duas semanas foram super boas, mas a partir daí, começou a vir muito mais coisa e já não estava dando conta de fazer nos horários que eu havia planejado; então comecei a dividir as matérias ao longo dos meus dias...até que deu certo, mas não por muito tempo; pois já não estava dormindo direito, com a preocupação de que eu precisava terminar rapidamente tudo, mas quando eu menos esperava, a escola já mandava mais coisas.

Com tudo isso, comecei a ficar muito ansiosa, e não estava mais tendo nenhuma rotina, pois passava o dia e a noite resolvendo coisas para as aulas, resolvendo trabalhos, e principalmente tentando provar para mim mesma que estava tudo certo, sendo que não: eu já estava sem rotina nenhuma. Quando fechou um mês de aulas EaD, perguntei para os meus colegas se era apenas eu que estava tão ansiosa assim, e foi ali que tive a surpresa: não era só eu. Realmente não estava sendo nada fácil, pelo menos, não como eu imaginei.

Então conversando com eles, resolvemos mandar um e-mail para a escola, pedindo que desse mais tempo para a gente mandar as atividades e trabalhos, e a resposta que recebemos não foi nada boa, eles nos disseram que não podia fazer nada, pois aquelas mesmas matérias que nós ganhamos em aulas EaD, seria as mesmas que se estivéssemos em aulas presenciais. Nisso começamos a nos questionários, se realmente seria. Era muito mais coisa do que a carga horária, mas mesmo assim continuamos a fazer as atividades.

Nunca tive minha ansiedade tão à flor da pele, pois queria entregar tudo o quanto antes, e não queria entregar de qualquer jeito. Conversei com alguns dos meus professores, e fiquei sabendo que talvez as aulas EaD seriam suspensas. Em primeiro momento fiquei mais calma, mas depois comecei a pensar… "o que eu vou fazer agora?", pois a ansiedade já tinha me dominado, e comecei a ter mais crises de ansiedade.

Depois de umas duas semanas que conversei com meus professores e soube da ideia de que talvez as aulas EaD seriam suspensas, tivemos a notícia que era verdade, e que não teria data de volta, achei que seria um alívio, sinceramente! No início foi, tive tempo para voltar a ter uma rotina, e a minha ansiedade sumiu novamente, mas hoje, sinto falta das aulas, tanto as presenciais quanto as EaD, mas é claro, que se as aulas EaD voltassem gostaria muito que analisem elas novamente; que as planejem com mais cuidado para que nenhum estudante sofresse como nós sofremos, com medo de achar que não daríamos conta, por virar a noite e dia fazendo trabalhos, sem sair do quarto, sem uma rotina. Talvez ninguém teria noção disso tudo, mas que agora quem sabem pudessem pensar, em nós, não apenas como estudantes ou máquinas, e sim como pessoas…


Pensar que tudo isso pode afetar muito o nosso dia a dia, o COVID-19 nos pegou de surpresa, mas não é por isso que nós devemos nos distanciar de tal maneira a esquecermos que todos nós somos seres humanos, em constante evolução e processo, que precisamos nos extravasar às vezes, e principalmente não podemos perder a nossa conexão e a nossa essência, que são essenciais para uma mudança. A sociedade não se muda de cima para baixo, e sim, olhando para o lado e vendo pessoas melhores a cada dia, pois eu, Ana Caroline, acredito na evolução, quando todos nós evoluímos juntos.

Eu entendo que esse momento de pandemia está afetando a todos nós, mas, que mesmo de longe, a gente consiga se conectar de alguma forma, tanto nós como pessoas, quanto nós, em sociedade.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page