top of page
  • Foto do escritorCampanha Nacional pelo Direito à Educação

"Todos nós fomos pegos de surpresa"

Atualizado: 9 de jun. de 2020

por Charlene Elisa Araújo Cerqueira, professora e psicopedagoga

#PraTodosVerem Foto de folha branca escrita à mão em letra cursiva. A carta é assinada por Charlene Elisa Araújo Cerqueira, professora de inglês e psicopedagoga que realiza AEE para alunos autistas. A carta diz: "Todos nós fomos pegos de surpresa com relação a essa pandemia. Tudo muito rápido, atitudes e mudanças bruscas que a gente vem enfrentando, seja no papel de professor, seja no papel de cidadão. Primeiro vivenciamos um "choque", o medo, a dúvida, assim como todos. Em um segundo momento, nos vimos 'obrigados' a nos reorganizar, buscar outras soluções e a repensar a educação.

Como tentar nos manter em contato com os nossos alunos? Situação muito difícil diante de tantas dificuldades, desigualdades sociais, falta de domínio no que diz respeito as inovações e recursos tecnológicos, educação a distância, gravação de videoaula, etc.; para que possamos nos aproximar de fato dos nossos alunos.

Por outro lado surge a realidade no que diz respeito à dificuldade que os nossos alunos têm em relação à acessibilidade da internet e suas tecnologias.

Para nós, enquanto educadores, tudo isso nos traz uma angústia muito grande, ter de enfrentar um momento tão difícil como esse e ao mesmo tempo ter que se "reinventar" e tentar alcançar pelo menos uma parte dos nossos alunos, para que o acesso deles seja e alguma forma garantido, não da maneira "ideal" que seria garantindo o acesso para todos, pois a gente sabe que é muito difícil, nesse momento, mas que pelo menos, de alguma forma, eles se sintam acolhidos e conectados, mesmo que à distância e em poucos momentos, por nós, professores, enquanto durar esse distanciamento social.

Não podemos esquecer que tudo isso é uma fase muito difícil, porém é preciso paciência e fé, acreditar que muito em breve estaremos juntos de novo e seguros!"

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page