por Maria de Nazaré da Silva Cardoso, professora municipal em Belém (PA)
Nesse período de quarentena, gostaria de fazer um breve comentário sobre
minha experiência como professora, enquanto as aulas permanecem suspensas devido à pandemia de COVID-19. Mesmo sendo preciso manter o distanciamento social para evitar a contaminação do coronavírus, e não sendo possível abraçar os alunos, nada impede de me comunicar com alguns alunos através de tecnologia e passar uma mensagem de carinho, demonstrando que eles são importantes e que estou também com saudades de cada um.
Poder ajudá-los nas atividades é maravilhoso. Saber que mesmo distante alguns demonstram interesse nas atividades propostas nos alegra e fortalece nossa amizade.
Nesse pequeno tempo de angústia, ouvi alguns pais lamentarem por não ter
habilidade de um professor que é envolvido com a educação, isso preocupou muito os pais porque o aprendizado na maioria das vezes não ocorre. Falta paciência e principalmente qualidade no ensino por parte dos pais.
Nota-se, então, a importância que o professor desempenha no que diz respeito ao ensino e aprendizagem. Na escola, o principal objetivo é favorecer a construção do conhecimento. Deste modo, os alunos têm realizado algumas atividades xerocadas para poderem exercitar suas capacidades de aprendizagem em tempo de confinamento.
Aqui fica minha contribuição enquanto durar essa pandemia: estar sempre
pronta a tirar dúvidas nas atividades, ouvir os desabafos emocionais e consolar os alunos e pais que estão estressados e desanimados.
Com muita Fé em Deus seremos mais que vencedores. Juntos sairemos dessa!
Comments